A Reunião Anual de Avaliação e Planejamento para 2015 da Rede de Ouvidorias do Estado foi realizada na última quinta-feira (11), das 8h às 17h, no auditório da Escola de Serviço Público da Paraíba (ESPEP), no bairro de Mangabeira. Os trabalhos foram coordenados pela Ouvidora Geral Tânia Brito, com a participação de ouvidores e correspondentes das diversas secretarias e órgãos estaduais.

A mesa de abertura foi composta pela representante do Secretário Executivo Chefe da Casa Civil, Guilhermina Oliveira, o Secretário Executivo do Orçamento Democrático Estadual, Hélio Barbosa, a Consultora do ODE, Helena Serrano, o Mestre em Ciência da Computação da UFPB, Rodrigo Rebouças e a coordenadora do Fórum Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas (FOPO), Marlene Ramalho.

Na oportunidade foi desenvolvida uma rede de diálogos sobre processos de avaliação e planejamento, conduzidos pelos integrantes do ODE, Hélio Barbosa e Helena Serrano. Durante as atividades, foram distribuídos questionários sobre a temática e sua sistematização. O professor Rodrigo Rebouças realizou uma apresentação sobre o processo de customização do software do SGP – Módulo Ouvidoria, desenvolvido para a Defensoria Pública e Rede de Ouvidorias do Estado. O novo sistema tem como objetivo possibilitar a excelência na prestação de serviços de ouvidorias, viabilizando a uniformização da Rede e melhor eficiência no tratamento das demandas.

A ouvidora Geral do Estado, Tânia Brito, apresentou a tabulação de dados coletados durante o ano e evidenciou os trabalhos a serem intensificados em 2015 referentes à política de difusão da Rede de Ouvidorias, o aprimoramento da qualificação dos ouvidores e correspondentes, como também as melhorias na infraestrutura das Ouvidorias. Ao final do encontro, foi solicitada a entrega de relatórios quantitativos e qualitativos a serem entregues até o dia 15 de janeiro de 2015 pelos integrantes da Rede de Ouvidorias. O material deve ser sistematizado pela OGE, de acordo com modelo entregue durante a reunião.

O evento foi encerrado com uma confraternização entre os participantes, estreitando os laços de amizade e corresponsabilidade pelos trabalhos desempenhados durante todo o ano.