As Ouvidorias são uma ferramenta importante para a democracia participativa, para o controle social e também como instrumento de gestão. O conceito é da ouvidora geral do Estado, Tânia Brito, que participou, na tarde desta segunda-feira (16), Dia Nacional do Ouvidor, de um encontro promovido pelo Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo) nas Faculdades Facene/Famene, no bairro de Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. O evento reuniu dezenas de ouvidores de instituições públicas e privadas e teve o objetivo de propiciar a aproximação entre os profissionais a partir de diálogo.

 

Tânia Brito destacou que as  Ouvidorias Públicas ajudam a gestão pública a entender melhor as suas políticas a partir do grau de satisfação do usuário que utiliza esse canal. “Hoje é um dia de celebração. Em nível nacional o que nós sentimos é que há uma crescente importância desse instrumento”, comentou.

 

 

 

Por dois biênios, Tânia Brito presidiu o Fórum, que foi criado para dar visibilidade ao papel das Ouvidorias. “O que se busca é a excelência na qualidade, na prestação dos serviços e através do banco de dados o gestor pode olhar o que o cidadão está colocando como insatisfeito e também coloca seus elogios, suas sugestões”, acrescentou.

 

Os contatos do cidadão com a Ouvidoria Geral do Estado, além de serem feitos pessoalmente em sua sede na Rádio Tabajara, podem ser por meio do telefone 3214 7221 ou pelo site da Ouvidoria, no endereço www.ouvidoria.pb.gov.br.

 

A presidente do Fórum Paraibano de Ouvidorias, Marlene Ramalho, que é Ouvidora das Faculdades Facene/Famene, revelou que o encontro dos ouvidores acontece desde 2009, sempre no mês de março. Atualmente existem na Paraíba cerca de 60 ouvidorias públicas e privadas. 

 

A VII Reunião Anual Facene/Famene teve palestra ministrada pelo professor Rubens Pinto Lyra sobre “A Ouvidoria Pública no Brasil”.

 

  Dia do Ouvidor - A data foi criada em 1995, com o surgimento da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO), em João Pessoa. A presidente Dilma Rousseff transformou em lei o Projeto de Lei nº 764/2007, de autoria do deputado federal mineiro Geraldo Thadeu. O Dia Nacional do Ouvidor é comemorado todos os anos no dia 16 de março, conforme a Lei nº 12.632/2012.