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Ouvidoria da Cagepa participa de Seminário sobre Governança, Riscos e Compliance

publicado: 25/11/2019 16h33, última modificação: 25/11/2019 16h33
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Gestores e funcionários da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) debateram os caminhos para evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades e fraudes, nesta segunda-feira (25), durante o I Seminário de Governança, Gestão de Riscos e Compliance da empresa. O evento foi realizado no auditório do Sebrae Paraíba, em João Pessoa.

O seminário foi aberto pelos diretores da Cagepa, que destacaram o comprometimento da companhia para seguir o Código de Conduta e Integridade, adotado pela empresa e ministrado para todos seus funcionários este ano. “É indispensável formarmos uma grande rede de pessoas comprometidas com a promoção da cultura da ética e da integridade. Portanto, estamos focados em fomentar o entendimento dos processos por parte de todos os funcionários. Este seminário é exemplo dessa ação contínua”, disse o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves.

Luiz Célio apresentou o Código de Conduta da Cagepa

O evento seguiu com a apresentação do Código de Conduta e Integridade da Cagepa, com o psicólogo e educador corporativo da empresa Luiz Célio Rangel; e as palestras sobre “Controle Interno e Combate à Corrupção”, ministrada pela procuradora do Tribunal de Contas do Estado, Sheyla Braga de Queiroz; sobre “Fraude e Corrupção da Administração Pública”, pelo ouvidor da Controladoria Geral da União, Rodrigo Márcio Medeiros Paiva; e sobre “O Compliance como Prevenção à Corrupção”, ministrada pelo secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Tenório Guedes Júnior.

Código de conduta – O Código de Conduta e Integridade da Companhia foi reformulado levando em conta a Lei Federal 13.303 (a Lei das Estatais). Aprovado pelo Conselho de Administração em 29 de junho de 2018, o documento apresenta princípios éticos para orientar o comportamento pessoal e profissional de empregados, comissionados, servidores públicos à disposição, estagiários, jovens aprendizes, prestadores de serviços e aqueles que exercem mandato junto à Companhia.

Diretor Administrativo Financeiro, Jorge Gurgel; Ouvidor da CGU, Rodrigo Paiva; e Assessor de Compliance, Leonardo Brasil

O conteúdo contempla princípios básicos com relação ao respeito às leis, confidencialidade, compromisso com a transparência e respeito à diversidade, entre diversos outros pontos. Traz também orientações quanto a conflitos de interesses, atos de corrupção e fraudes, assim como ética nos relacionamentos entre os funcionários e os diversos públicos da companhia, como fornecedores, prestadores de serviços, com os clientes e acionistas.

O assessor de Gestão de Riscos e Compliance da Cagepa, Leonardo Brasil, destacou que após divulgar e treinar seu corpo funcional sobre o conteúdo do Código de Conduta e Integridade da empresa, a Cagepa criou um suporte de compliance para envio de dúvidas e denúncias por e-mail, além de uma página no site da empresa com o documento na íntegra, para fácil acesso. “Tudo isso faz parte de uma comunicação aberta, pilar fundamental para o sucesso da equipe de compliance e, consequentemente, da governança da Cagepa”, ressaltou o assessor.

Fonte: Cagepa