Notícias

Preço da Hora - Saiba onde comprar barato na Paraíba

publicado: 29/06/2019 00h00, última modificação: 01/07/2019 22h40
Lancamento Preco da Hora.jpeg



A Governança Eletrônica do Estado permite o acesso de serviços e informações pelo Cidadão. A Ouvidoria Geral do Estado parabeniza a Codata em nome do seu gestor Kroll Jânio. Os paraibanos agradecem.
 O governador João Azevêdo lançou, nesta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o aplicativo ‘Preço da Hora’, que possibilita aos consumidores paraibanos e aos gestores públicos consultar, em tempo real, o preço de quase um milhão de itens comercializados em 121.590 estabelecimentos distribuídos nos 223 municípios paraibanos. A ferramenta de transparência é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O aplicativo poderá ser baixado em smartphones – está disponível nos sistemas IOS e Android  –  em tablets e computadores, por meio do site precodahora.pb.gov.br, e no banner do portal do Governo da Paraíba (paraiba.pb.gov.br).
 
O Preço da Hora reúne dados de milhares preços extraídos das notas fiscais eletrônicas do estado da Paraíba.


SOBRE OS DADOS
Todos os preços apresentados pela plataforma Preço da Hora são oriundos da base de dados de Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas, modelos (NFC-e, 65) e (NF-e, 55). Tais cupons são emitidos no momento da compra junto aos estabelecimentos comerciais cadastrados na Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB). As informações apresentadas pelo sistema não correspondem a anúncios, promoções ou qualquer tipo de ação comercial.

Os dados apresentados, tais como preço, descrição do produto e número do código de barras são públicos e obtidos diretamente dos campos existentes nas NF-e e NFC-e, sendo de responsabilidade direta das empresas contribuintes.

Cabe a cada fornecedor criar, manter, alterar ou extinguir sua política de preços e descontos. As notas fiscais podem sofrer alteração, anulação ou estarem indisponíveis sem a prévia comunicação por parte das instituições gestoras do Preço da Hora.

As imagens utilizadas na plataforma são meramente ilustrativas e podem variar em relação à aparência real dos produtos. As imagens são capturadas por algoritmos de busca que utilizam a descrição dos produtos contidas nas notas fiscais.

A fim de reduzir a volatidade e garantir uma melhor comparação dos preços, não foram incluídos neste sistema os preços praticados por estabelecimentos comerciais cuja atividade principal sejam Alojamento (como hotéis e pousadas) ou Alimentação (bares e restaurantes), baseados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Além das Notas Fiscas, o sistema faz uso dos seguintes dados: Código Internacional de Produtos (GTIN); Divisão Territorial do Brasil e Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Base cadastral dos contribuintes, Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB); Códigos dos Produtos, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Tabelas de Classificação da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).