Notícias
Rede de Ouvidorias do Estado da Paraíba participa do Seminário Regional de Ouvidoria em Olinda
Nos dias 10 e 11 de setembro aconteceu o Seminário Regional de Ouvidoria - Região Nordeste, que teve como tema Transformando problemas individuais em soluções coletivas; A Controladoria-Geral da União, em parceria com a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, estendeu o convite aos ouvidores, servidores de ouvidorias, acadêmicos e outros interessados para a primeira edição dos Seminários Regionais de Ouvidoria, que ocorreu em Pernambuco, no Centro de Convenções. Estiveram presentes no evento representantes da Ouvidoria Geral do Estado, Nilton Santos, Ana Ouro, Marcos Aurélio e Fabyana Albuquerque; Representando a Ouvidoria de Polícia, a Ouvidora Valtânia F. da Silva e equipe: Maria Aparecida, Jonh Williams e Camilo Félix , e o representante da Ouvidoria do DER, Humberto Nogueira.
Segue abaixo, a programação do Seminário.
10/9/2019 Teatro Beberibe - Centro de Convenções de Pernambuco Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda - PE |
|||||||
Horário |
Atividade |
Descrição |
Duração |
||||
8h30 |
Credenciamento
|
Credenciamento dos participantes |
30 min |
||||
9h00 |
Abertura
|
Valmir Gomes Dias, Ouvidor-Geral da União Luciana Santos, Vice-Governadora do Estado de Pernambuco Érika Lacet, Secretária da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidora-Geral do Estado de Pernambuco Raphael Callou, Diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos Fábio da Silva Araújo, Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Pernambuco |
30 min |
||||
9h30 |
Ouvidorias em Rede |
Valmir Gomes Dias, Ouvidor-Geral da União |
20 min |
||||
9h50 |
Colaborar para Transformar: formando a cidadania por meio da coesão social |
Ana Cláudia Dias, formada em Administração de Empresas pela UFPE, com MBA em Gestão de Pessoas pela UFPE. É gerente de Gestão Estratégica do SEBRAE/PE. |
20 min |
||||
10h10 |
Pensando junto para mudar nossa cidade |
Juciele Leandro Araújo, representante da Juventude Ativa do Município de Taquaritinga do Norte e Bacharela em Economia (UFPE/CAA). |
20 min |
||||
10h30 |
O Papel da Ouvidoria em um Estado democrático |
Cristina Ayoub Riche, Ouvidora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Vice-Presidente Instituto Latinoamericano del Ombudsman y Defensorias del Pueblo (ILO). |
20 min |
||||
10h50 |
Por uma nação de voluntários! |
Yablans Nascimento, Coordenador de Mobilização da Plataforma Transforma Brasil. |
20 min |
||||
11h10 |
Qualidade da resposta - empatia com foco no atendimento personalizado |
Zélia Correia, Diretoria de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco. |
20 min |
||||
11h30 |
Atendimento a pessoas com transtornos psiquiátricos |
Thiago Blanco, Médico psiquiatra da infância e adolescência, mestre em psiquiatria e psicologia médica pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp e professor do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde. |
20 min |
||||
11h50 |
Ouvidoria Interna e mehoria da gestão, a experiência do Ministério da Justiça |
Ronaldo Vieira Bento, Ouvidor-Geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Bacharel em Administração pela UCSAL e em Direito pela UNIT. Além disso, é pós-graduado em Política e Estratégia pela UNEB e em Direito Público pela Estácio. |
20 min |
||||
12h10 |
Intervalo |
Almoço |
2 horas |
Horário |
Atividade |
Descrição |
Duração |
||||
14h30 |
Serviços Públicos Digitais nos Municípios - Implantando o Código de Defesa do Usuário |
Thiago Ávila, pesquisador em Transparência e Governo Aberto e Superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento (SEPLAG/AL). |
20 min |
||||
14h50 |
O cidadão brasileiro como agente contra a corrupção |
Octávio Celson Godim Paulo Neto, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Paraíba |
20 min |
||||
15h10 |
Mapeando problemas e criando soluções |
Paulo Pandolfi, publicitário, estudou Marketing Strategies pela City Univesity London , trabalhou na 24/7 Media Group UK empresa Global de Marketing Digital. É fundador do Colab, startup de engajamento cidadão, gestão colaborativa e inovação para governos, premiada como melhor aplicativo urbano do mundo, top 5 apps de governo e participação do mundo pela ONU, startup de maior potencial global e maior impacto social do mundo pelo BID em 2016. |
20 min |
||||
15h30 |
Como minha multa de trânsito virou um caso no Ministério Público |
Juan Torres, editor de Inovação do Jornal Correio. |
20 min |
||||
15h50 |
O controle social da imprensa |
Raphael Guerra, jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem pós-graduação em comunicação e marketing para mídias digitais. Atualmente é editor da TV Jornal (afiliada ao SBT no Recife) e é titular do blog Ronda JC, especializado em temas ligados a segurança pública e Justiça. Tem experiência ainda no jornalismo impresso, com reconhecimento por meio de prêmios nacionais e regionais. Tem dois livros-reportagens publicados. |
20 min |
||||
|
Coffee Break |
|
30 min |
||||
16h20 |
Pessoas - Dados - Brasil |
Nazareno Andrade, possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008), mestrado em Ciência da Computação pela mesma universidade (2004) e graduação em Tecnologia em Telemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (2002). Durante o doutorado, trabalhou na University of British Columbia (sanduíche) e Hewlett Packard Labs Bristol (estágio). Foi pesquisador visitante também na Delft University of Technology (TUDelft). Atualmente é professor da UFCG, pesquisando principalmente os temas ciência de dados cívica, visualização de dados, computação social e computação aplicada à música. |
20 min |
||||
16h50 |
Proteção de dados pessoais e as ouvidorias públicas, o que têm a ver? |
José Eduardo Romão, formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui especialização em Direito Humanos, mestrado e doutorado em Direito Público pela Universidade de Brasília. É gestor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Foi Ouvidor-Geral da União (OGU) de 2011-2014. Atualmente, é Ouvidor da Petrobras Distribuidora S.A. |
20 min |
||||
17h10 |
Proteção ao Denunciante no Brasil |
Marcos Lindenmayer, Chefe de Gabinete da Ouvidoria-Geral da União |
20 min |
||||
17h30 |
Dados abertos e controle social, desafios e promessas |
Raquel Lins, Cientista Politica (UFPE) e Especialista em Planejamento e Gestão Pública (UPE). Possui experiência com temas relacionados à transparência pública, governo aberto e políticas públicas. Idealizadora dos projetos Orbe Político (reconhecido como referência nacional através do catálogo 'Fomento à Transparência' da CGU/ENCCLA) e Pernambuco Transparente. |
20 min |
||||
17h50 |
Como a tecnologia da informação pode melhorar o serviço prestado pelas Ouvidorias? |
Elias Jacob de Menezes Neto, Ouvidor e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador do Laboratório de Governança Pública da UFRN. Bolsista de Inovação Jurídica da Escola Nacional de Administração Pública. Coordenador da Especialização em Direito da Inovação Tecnológica do Instituto Metrópole Digital/UFRN. Tem experiência na área de Inovação Tecnológica, com ênfase em legal analytics e desenvolvimento de aplicações de TI para o Direito. Atua principalmente nos seguintes temas: Ciência de dados jurídicos; transparência pública e dados abertos governamentais; inovação e desenvolvimento tecnológico em contextos públicos. |
20 min |
||||
18h10 |
Encerramento |
Valmir Gomes Dias, Ouvidor-Geral da União. Érika Lacet, Secretária da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidora-Geral do Estado de Pernambuco. |
20 min |
11/09/2019 Centro de Convenções de Pernambuco Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda - PE |
|||||
8h30min - 9h |
Credenciamento |
||||
|
Sala Olinda |
Sala Garanhuns |
Sala Gravatá |
Sala Ipojuca |
Sala Caruaru |
9h - 12h30min |
Oficina 1 Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho Oficina de 3h30min Instrutoras: Yumara Vasconcelos e Fabiana Leite Domingues
|
Oficina 2 Simplificação e Carta de serviços Oficina de 3h30min Instrutor: Rafael Dal Rosso |
Oficina 3 Criação e implementação de Ouvidorias Municipais Oficina de 3h30min Instrutora: Luana Marcelino |
Oficina 4 Gestão da Informação para a transparência Oficina de 3h30min Instrutor: Marcos Lindenmayer |
Oficina 5 Tratamento de Denúncias Oficina de 7h Instrutor: Cláudio Hermann Magalhães |
12h30min - 14h10min |
Almoço |
||||
|
Sala Olinda |
Sala Garanhuns |
Sala Gravatá |
Sala Ipojuca |
Sala Caruaru |
14h10min - 18h |
Oficina 6 Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho Oficina de 3h30min Instrutora: Melícia Carvalho Mesel |
Oficina 7 Simplificação e Carta de serviços Oficina de 3h30min Instrutor: Rafael Dal Rosso |
Oficina 8 Criação e implementação de Ouvidorias Municipais Oficina de 3h30min Instrutora: Luana Marcelino |
Oficina 9 Gestão da Informação para a transparência Oficina de 3h30min Instrutor: Marcos Lindenmayer |
Oficina 5 (Continuação) Tratamento de Denúncias Oficina de 7h Instrutor: Cláudio Hermann Magalhães |